Como conseguir dinheiro para pagar a sua faculdade.

Entrar na faculdade talvez seja o melhor investimento que você irá realizar por toda a sua vida, simplesmente porque o curso que você vai pagar durante 2 a 4 anos vai lhe render frutos financeiros durante décadas a fio. Pois bem, acho que ninguém duvida desta premissa. Mas agora, como arrumar dinheiro para quem precisa começar ou manter seus estudos, enquanto o diploma ainda não chegou?

Tenha uma visão bem clara sobre seus ganhos e receitas

Controle tudo o que você ganha e gasta em uma planilha eletrônica. Existem diversas planilhas gratuitas na internet, se você preferir, escolha um App para seu celular, também sem pagar nada. Até usar um caderninho também vale. Só não vale deixar de fazer.

Liste agora todas as suas rendas, mês a mês, em colunas. Coloque isso na parte superior da sua planilha, no lado inferior faça a mesma coisa com suas despesas. Na horizontal, agrupe as despesas em blocos como alimentação, lazer, transporte etc. Lembre-se que não é apenas a mensalidade da faculdade que vai impactar em seu orçamento, não se esqueça do transporte, do lanche, do material de apoio…

Projete isso considerando as despesas que você vai ter ao longo do ano. Logo você vai enxergar que aquela cerveja de quinta-feira pode alcançar mais de R$ 1.000 em 12 meses. Faça escolhas, elenque prioridades, coloque no radar o que vai ser cortado. Diminua seus gastos, mas não deixe de viver, OK?

 

Crie o hábito de comemorar suas economias

Bom, o que é muito comum quando as pessoas colocam seus gastos e receitas no papel é descobrir que precisam ganhar mais. Calma, quem investe em educação uma hora vai ganhar mais. Então você já sacou que o segredo está em maximizar seus ganhos e reduzir suas despesas. Talvez você não possa pedir um aumento todo mês, mas vai poder reduzir um gasto todo dia.

Quando você aprende a comemorar suas economias, vai sentir prazer não em comprar um celular novo, ou um sapato novo, e sim se alegrar pelo quanto você guardou de dinheiro na semana. A sensação de poupar dinheiro vai lhe trazer uma grande segurança e conforto por toda a sua vida, aprenda a adquirir este hábito enquanto você ainda é novo, quanto mais cedo melhor. Poupar para que? Poupar para o seu futuro. Poupar para a sua casa própria, poupar para montar uma empresa, poupar para uma viagem, poupar para seus sonhos.

 

Conte com ajuda financeira amigável

Se você não tenha sido agraciado com o Fies ou não queira pedir ajuda para os bancos, conte com o Programa Ponto Educa (www.pontoeduca.com) para lhe ajudar a pagar suas contas da faculdade. Pode ser um semestre inteiro, o pagamento de mensalidades atrasadas ou de apenas 1 mensalidade se você preferir. Tudo parcelado em até 12x, sem análise de crédito ou fiador.

Como funciona? Cadastre-se gratuitamente em www.pontoeduca.com e submeta o boleto de sua faculdade com o mínimo de 5 dias úteis de antecedência até a data de vencimento para o Ponto Educa. Então, com o limite de seu cartão de crédito, o Programa vai parcelar a sua despesa em até 12x fixas com as melhores condições do mercado. Se você não possuir um cartão de crédito, peça autorização para usar o cartão de seus pais ou parentes. Se preferir, o Ponto Educa também vai lhe ajudar a conseguir um cartão de crédito para você usar prioritariamente para pagar seus estudos.

Caso você queira quitar uma dívida ou o realizar o parcelamento de 1 semestre inteiro, negocie com sua faculdade o melhor valor para pagamento à vista que o Ponto Educa paga para você. Então suas parcelas vão aparecer nas próximas faturas de seu cartão de crédito. E tem mais, com o Ponto Educa você vai poder também acumular créditos em educação nas compras do dia a dia. São mais de 100 lojas na internet que vão lhe ajudar com descontos e créditos para pagar os estudos. Agora ficou mais fácil, não é?

 

Bom, acima de tudo, tenha disciplina e cuide bem de seu dinheiro que ele vai lhe retribuir em dobro.

Rafael Tobar

CEO

 

Sobre o autor

Rafael Tobar é bacharel em comunicação social pela ESPM e pós-graduado em administração de empresas pela FGV-EAESP. É educador financeiro, gestor educacional e CEO do Ponto Educa (www.pontoeduca.com) – o primeiro programa privado de incentivo financeiro à educação na América Latina.

6 respostas para “Como conseguir dinheiro para pagar a sua faculdade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *